terça-feira, 8 de junho de 2010

O que eu vou fazer da minha vida?

No último período do Ensino Médio são muitas as preocupações da galera mais jovem. Se é complicado arrumar o quarto, administrar horários, mesada, amigos e baladas, como saber que profissão seguir? Passar de ano, enfrentar o ENEM – que agora é visto como mais uma prova para estudar – e o vestibular…

A ajuda da família neste período é indispensável. Os pais precisam conhecer seus filhos, e perceber que o desejo deles para os “pimpolhos” nem sempre corresponde ao que os jovens desejam para si.

– O jovem busca sua identidade profissional e precisa de apoio nas suas experimentações. Os pais estando presentes, contando como foi que aconteceu, na sua época, deixando as expectativas para outro momento, justificando sua opinião, ajudarão na elaboração das escolhas – afirma Cristiane Gaiger Ferreira, psicóloga especialista em orientação vocacional.

E não adianta: todos os semestres a gente acompanha a correria de vestibular que rola com estudantes enlouquecidos, familiares histéricos, fórmulas de química coladas pelas paredes da casa, resumos de literatura na ponta da língua… Este é um dos períodos mais importantes e também mais estressantes da vida, porque é o momento em que podemos estar decidindo todo o nosso futuro.

Será que é possível saber ainda tão cedo, com 16, 17 ou 18 anos, o que se quer fazer para o resto da vida? E será que é possível também planejar a carreira antes mesmo de entrar na faculdade?

Débora Korndorfer, analista de RH, especialista em recolocação executiva e mercado de trabalho, acredita que sim, é mais que possível projetar a carreira antes de ingressar no Ensino Superior. De acordo com ela, escolher a graduação não é definir a carreira profissional.

– O processo deve ser inverso: primeiro a pessoa precisa encontrar em qual mercado deseja atuar, e somente depois procurar uma profissão dentro dele – afirma Débora.

Alguns estudantes optam, por exemplo, pelo curso de Educação Física por gostarem de praticar esportes. E depois de formados acabam decepcionando-se com as carreiras de professor ou personal trainer, entre as opções que mais se destacam no mercado. Com isso, muitos profissionais buscam outro trabalho, nem sempre ligado ao curso realizado.

– É preciso se conhecer, saber o que se gosta para, aí sim, definir como trabalhar e de que forma se aprimorar – explica.

Em alguns mercados, as opções são muito vastas, como no caso citado: o profissional de Educação Física pode exercer a profissão como atleta, agente, preparador físico especializado e atuar ainda na área comercial de clubes, entre outras possibilidades.

O que não quer dizer que possam acontecer arrependimentos ou anos de faculdade errada jogados fora.

– Nesse sentido, fazer uma boa orientação vocacional, para evitar as trocas de curso, perda de tempo, indecisões e frustrações, ajuda muito. Saber o perfil que o estudante tem permite conhecer as potencialidades individuais e analisar aquilo que necessita ser desenvolvido, para que se tenha sucesso em determinada profissão – conclui a psicóloga Elise Karam Trindade

Não enlouqueça!
Todo mundo sabe, mas é preciso lembrar: para a memória e a assimilação acontecer é necessário uma boa noite de sono, no escuro e, de preferência em silêncio. Alimentação saudável, aproveitar o verão para fazer refeições mais coloridas, com frutas, iogurtes, fibras, para um bom funcionamento do intestino. Organização diária, acordar cedo, ter uma hora de esporte, estudo e, não esquecendo o lazer, para que a rotina não seja somente de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista das Leituras Obrigatórias para o vestibular 2011 UFRGS

  • Cristóvão Tezza – O filho eterno
  • Rubem Fonseca – Feliz ano novo
  • Dias Gomes – O pagador de promessas
  • Guimarães Rosa – Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor)
  • Cyro Martins – Porteira fechada
  • Manuel Bandeira – Estrela da vida inteira
  • Eça de Queirós – O primo Basílio
  • Contos de Machado de Assis – (O caso da vara, Pai contra mãe, Capítulo dos chapéus)
  • Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas
  • Poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa (1. Mestre, Meu Mestre Querido!, 2. Ao Volante do Chevrolet pela Estrada de Sintra, 3. Grandes, São os Desertos, e Tudo é Deserto, 4. Lisboa com suas Casas, 5. Todas as Cartas de Amor São, 6. Ode Triunfal, 7. Lisbon Revisited (1923), 8. Tabacaria, 9. Aniversário, 10. Poema em linha reta)
  • José de Alencar - Lucíola
  • Basilio da Gama – O Uruguai
GIRLSPT.COM - Cursores Animados