segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ENEM.

Dicas para a prova de Linguagens

1 - A redação no ENEM

O Exame é constituído por questões objetivas de múltipla escolha, construídas com base em cinco competências, e por uma redação, que deverá ser estruturada a partir da proposta de um tema de ordem social, cultural ou político.

Competências e critérios para análise da redação do Enem:
I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema de acordo com os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito pelos direitos humanos.

2 - A literatura no ENEM
A prova do novo Enem-2009 não se afastou muito do que vinha sendo solicitado – em relação à Literatura – desde a primeira edição. Os textos escolhidos foram os de Carlos Drummond de Andrade, Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay, Fernando Pessoa, Cecília Meirelles, Graciliano Ramos, Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira, Olavo Bilac e Oswald de Andrade.

Questões relativas à periodização literária não são comuns, contudo o domínio de tal conhecimento – sobretudo de características / autor / obra – proporciona ao candidato maior segurança na hora da resposta. A abordagem recai sobre a intertextualidade, a compreensão de textos e aos gêneros, além da ocorrência de figuras de linguagem.

Ao compararem-se a paródia do poema de Drummond e a charge, percebe-se que ambos, apesar da intertextualidade – diálogo entre os textos – pertencem a gêneros diferentes.

3 - Funções da Linguagem
Várias questões do novo Enem recaem sobre a análise da função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. Sendo assim, é importante dominar tal conhecimento.

Função Referencial – predominante nos textos de caráter científico; o autor busca transmitir informações objetivas sobre o objeto ou a situação analisados.
Função Emotiva ou Expressiva – o emissor imprime no texto marcas de sua pessoalidade.
Função Conativa ou Apelativa – predominante nos textos de propaganda, busca persuadir o receptor da mensagem.
Função Fática – o emissor busca verificar a eficiência do canal de comunicação (Ex.: “Alô”).
Função Metalinguística – a linguagem trata de explicar a própria linguagem (Ex.: dicionários).
Função Poética – a mensagem é elaborada de forma inovadora, inusitada.

Observe:

Canção do vento e da minha vida
O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.
[...]

BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.

“Predomina no texto a função da linguagem poética, pois chama-se a atenção para a elaboração especial e artística da estrutura do texto.”

4 - Norma culta e variação linguística
Várias questões do novo Enem recaem sobre a análise da norma culta e da variação linguística, ou seja, solicita-se ao candidato a análise dos recursos lingüísticos, dos elementos de referência pessoal, temporal, espacial, seleção lexical, tempos e modos verbais. Sendo assim, é importante dominar tal conhecimento.

1. Linguagem culta informal ou coloquial: usada espontânea e fluentemente pelo povo, mostra-se quase sempre rebelde à norma gramatical e é carregada de vícios de linguagem.
2. Linguagem culta formal ou padrão: ensinada nas escolas, serve de veículo às ciências em que se apresenta com terminologia especial. Caracteriza-se pela obediência às normas gramaticais.
3. Gíria
4. Linguaguem popular ou vulgar: “ligada aos grupos extremamente incultos, aos analfabetos”, aos que têm pouco ou nenhum contato com a educação formal.
5. Linguaguem regional: são variações geográficas do uso da língua padrão, quanto às construções gramaticais, empregos de certas palavras e expressões e do ponto de vista fonológico.
6. Linguagem das mídias eletrônicas

Observe:

Iscute o que tô dizendo

Seu dotô, seu coroné:
De fome tão padecendo
Meus fio e minha muié.

Patativa do Assaré

“A partir da análise do poema, infere-se que o eu lírico revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante sertanejo morador de uma área rural”.

5 – ENEM: Os gêneros digitais
Várias questões do novo Enem recaem sobre a análise do suporte textual em gêneros digitais, a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica, os recursos linguísticos empregados nessa espécie de texto.

Marcados pela simplificação e pela abreviação de palavras – sobretudo por quem usa a internet –, os gêneros digitais visam à facilidade e atendem à pressa e à economia. Não se trata de uma escrita errada: é feita para um suporte próprio, adaptada para determinada situação, pois a linguagem abreviada, especialmente a da web, segue os padrões da oralidade. Outros elementos que fazem parte desse sistema são as representações de emoção, criadas para compensar a ausência física do interlocutor: "rs", "eheh", ":)", ":(", "[]" etc.

6 - ENEM: Os eixos cognitivos
Um dos eixos cognitivos por meio dos quais se estrutura a prova do novo Enem é o domínio de linguagens, que consiste em, além de dominar a norma culta da Língua Portuguesa, fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. Sendo assim, solicita-se ao candidato conhecimento mais amplo acerca de teatro, música, da pluralidade expressa nas produções estéticas e artísticas.


Fonte:http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=10395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lista das Leituras Obrigatórias para o vestibular 2011 UFRGS

  • Cristóvão Tezza – O filho eterno
  • Rubem Fonseca – Feliz ano novo
  • Dias Gomes – O pagador de promessas
  • Guimarães Rosa – Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor)
  • Cyro Martins – Porteira fechada
  • Manuel Bandeira – Estrela da vida inteira
  • Eça de Queirós – O primo Basílio
  • Contos de Machado de Assis – (O caso da vara, Pai contra mãe, Capítulo dos chapéus)
  • Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas
  • Poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa (1. Mestre, Meu Mestre Querido!, 2. Ao Volante do Chevrolet pela Estrada de Sintra, 3. Grandes, São os Desertos, e Tudo é Deserto, 4. Lisboa com suas Casas, 5. Todas as Cartas de Amor São, 6. Ode Triunfal, 7. Lisbon Revisited (1923), 8. Tabacaria, 9. Aniversário, 10. Poema em linha reta)
  • José de Alencar - Lucíola
  • Basilio da Gama – O Uruguai
GIRLSPT.COM - Cursores Animados